Criar um site para minha empresa é importante em 2024?
Blog | 1 | 05/06/2024
Em um mundo totalmente digital, a presença online se tornou essencial para empresas de todos os tamanhos. No entanto, muitas pequenas e médias empresas ainda se perguntam: "Criar um site para minha empresa é importante?". A resposta curta é sim, e neste conteúdo vamos explicar tim-tim por tim-tim dessa questão.
Um site profissional pode transformar a maneira como você faz negócios, ampliando sua visibilidade e aumentando suas vendas. Mas como exatamente? Vamos aos detalhes que você precisa saber sobre a criação de um site profissional.
Seu site é sua casa na internet 🏠
Pense comigo: você vai receber uma visita importante em sua casa. Vamos trazer para o lado humano! Pode ser a primeira visita dos seus sogros ou uma reunião informal com os sócios da sua empresa. Para isso, você dá aquela organizada, uma faxinada, e quer sua casa apresentável para que a visita fique confortável e tenha uma boa impressão sobre você, certo?
Agora, pense em um site como a casa da sua empresa na internet. As visitas acontecem o tempo todo: manhã, tarde, noite, e até de madrugada. Sua casa tem que estar sempre apresentável para os visitantes, com informações bem distribuídas e um design atrativo, seja minimalista ou moderno.
Por que comparo um site a uma "casa"? 🤔 Porque, na prática, ele é uma propriedade sua. Você tem o poder de decidir como organizar cada "cômodo", ou seja, como apresentar os diferenciais da sua empresa aos visitantes. Pode escolher fazer uma mudança no design ou trocar alguma informação a qualquer momento.
Diferente das redes sociais, onde você tem um poder limitado de apresentação. Se toda a presença da sua marca está em uma rede social, o que acontece se essa rede sair do ar? Sua presença digital desaparece junto. Portanto, seu site é sua casa na internet, enquanto as redes sociais funcionam como um "espaço compartilhado" com bilhões de outros usuários.
A atenção é toda para você
Quando você manda o link do seu site para um potencial cliente, ele clica e navega em uma página que é 100% sobre você 😏 Diferente das redes sociais, onde ele pode se distrair com notificações e não dar a devida atenção ao seu negócio.
Além disso, existem recursos para prender a atenção do usuário e fazê-lo explorar seu site, como uma página inicial (home) extensa, onde o usuário rola a tela como se estivesse vendo um feed, mas visualizando exclusivamente os diferenciais do seu produto ou serviço. Com a facilidade de um botão flutuante, seu lead entra no seu site e termina no seu WhatsApp. 💬
As redes sociais complementam a experiência do cliente. Se ele gostar do que viu no seu site, irá checar suas redes em busca de provas sociais, como comentários positivos por exemplo.
Conteúdo perpétuo
Um site oferece a oportunidade de criar um blog para publicar artigos e conteúdos de valor sobre sua marca, funcionando como o coração do site, bombeando conteúdo para todas as redes.
O blog é perfeito para incluir palavras-chave relacionadas ao seu negócio, beneficiando muito o SEO (Otimização Para Motores de Busca). Assim, quando buscarem pelos seus serviços ou produtos no Google, a probabilidade do seu site aparecer nos resultados aumenta. Isso é o que chamamos de ranqueamento, ou indexação.
Mas somente produzir conteúdo pode não ser suficiente... É necessário fazer ajustes técnicos no site para que o Google possa ler e destacar seu conteúdo, como enviar o sitemap via Google Search Console. Se você tiver um site e quiser conferir se isso está configurado, basta solicitar nossa consultoria de site gratuita.
🍒 A cereja do bolo: uma vez que seu conteúdo é indexado, dificilmente ele sairá de lá. Conteúdos produzidos em 2024 podem continuar relevantes em 2030, desde que, claro, estejam atualizados constantemente e ofereçam conteúdo que ajude de fato os usuários. Entre em contato conosco e solicite os cases de visibilidade com blog.
Mais credibilidade, mais profissionalismo
Te desafio a encontrar uma empresa de grande porte, nacional ou mundial, sem site. Com exceção de algumas entidades do terceiro setor, toda grande empresa tem um site. É uma questão de "código de conduta". Se você quer transmitir credibilidade e autoridade, precisa ter um site bem feito vigorando no Google.
Um site profissional permite que você apresente sua empresa de maneira estruturada, com informações claras sobre produtos, serviços e valores, elevando a confiança dos clientes na sua marca e aumentando as chances de vender mais e fidelizar sua base de clientes.
Pronto para campanhas de tráfego pago 🎯
Investir em marketing e publicidade é o degrau acima de ter um site. Um site bem feito oferece todas as condições para você anunciar nas principais plataformas de tráfego pago, como Meta Ads e Google Ads.
Com um investimento relativamente baixo, você pode aumentar o número de visitantes no seu site e fazer campanhas de remarketing. Sabe quando você pesquisa um tênis e depois vê o mesmo tênis mil vezes durante uma semana?? Isso é remarketing, uma das muitas estratégias de tráfego pago.
A TUCO oferece pacotes de tráfego pago a partir de R$ 599,00 por mês + verba de anúncios.
Cresça sua base de leads, contatos e potenciais clientes
Visitantes por visitantes, de que adianta ter uma multidão visitando seu site e indo embora para nunca mais voltar? O segredo é fazer o visitante evoluir para um lead.
Isso é possível através de CTA's (chamadas para ação), newsletters e formulários de contato. Quando um visitante deixa seus dados, incluindo o e-mail, significa que ele quer receber mais conteúdo sobre o que você oferece. Este pode ser o degrau entre o encantamento e a ação de compra.
Para convencer alguém a se tornar cliente, você pode investir em plataformas de e-mail marketing ou CRM's para seu time comercial entrar em contato com o lead que preencheu o formulário. Lembrando que o primeiro passo é ter um site com formulários estratégicos.
Conversar sobre email marketing
Isso ajuda a construir um relacionamento contínuo e engajado com seu público, aumentando a fidelidade e satisfação dos clientes.
Conheça sua audiência com análise precisa de dados
No marketing digital, achismos não têm lugar. E, muitas vezes, os achismos se provam errados. Sem dados, você é um sobrevivente de um naufrágio em uma ilha, sem saber para onde ir.
Com um site, podemos usar ferramentas como o Google Analytics para monitorar o comportamento dos visitantes, entender quais estratégias funcionam e ajustar suas ações de marketing com base em dados concretos.
Por exemplo, é possível medir em qual página os visitantes passam mais tempo, onde clicam ou se saem do site muito rápido, indicando necessidade de ajustes.
Todo site que desenvolvemos na TUCO já vem com uma conta do Google Analytics criada e instalada. Nas reuniões de alinhamento, apresentamos um relatório intuitivo, fácil de entender, com as principais métricas de desempenho do seu site.
Portanto…
Concluímos que sim, é muito importante ter um site institucional para seu negócio em 2024, e os dados provam que continuará sendo em 2030, 2040, e assim por diante. Afinal, vale lembrar que os primeiros websites são datados de 1991. Entra ano e sai ano, o site continua sendo uma ferramenta poderosa de apresentação institucional de empresas em todo o mundo.
🎁 Se você chegou até aqui, fale com nossa equipe, mencione que leu este conteúdo e ganhe um presente para desenvolver seu site institucional.
GOSTOU? Dá um like