"Eu preciso de um site?" Descubra se as pessoas estão procurando por você no Google
Blog | 1 | 13/06/2024
"Eu preciso de um site?" é uma pergunta que muitos empresários e empreendedores ainda fazem ao questionar se é válido investir em um site para se posicionar e marcar a presença dos negócios no Google.
Enquanto isso, dezenas, centenas ou milhares de pessoas podem estar pesquisando exatamente pelo seu produto ou serviço no Google, visualizando o site da concorrência. Imagine quanto dinheiro está ficando na mesa...
Mas isso está com os dias contados. Neste artigo, vou ensinar duas maneiras de descobrir o volume de pesquisas sobre qualquer coisa na internet, sendo uma delas mais simples e outra mais avançada. Seja um produto, um serviço ou um assunto qualquer, você vai descobrir a taxa de interesse por cada termo e, ainda, não somente o que, mas "COMO" as pessoas estão pesquisando por isso.
Para isso, vamos utilizar duas ferramentas nativas do próprio Google: a mais simples é o Google Trends, enquanto a mais avançada é o Planejador de palavras-chave, que é um recurso existente dentro de uma conta de Google Ads. Se estes nomes estão soando estranhos para você, calma, pois o blog da TUCO se compromete a simplificar ao máximo possível o SEO para empresários de todos os portes, deixando o "tecniquês" de lado e focando em uma linguagem acessível e de fácil entendimento. Vamos lá?
Google Trends: Descobrindo o interesse dos usuários em qualquer assunto
Trends pode ser traduzido de forma livre como tendência. É por isso que o Google criou essa ferramenta há quase 20 anos, em 2006, para que os usuários tenham acesso a dados que, basicamente, servem para medir o nível de interesse das pessoas sobre qualquer coisa. Qualquer coisa mesmo!
No Google Trends, é possível ver quando as pessoas costumam buscar mais por palavras-chave para diversos nichos de negócios, como por exemplo o Dia das Mães.
No gráfico, é possível ver que o assunto fica "morno" o ano inteiro, mas começa a ser pesquisado no início de abril, geralmente um mês antes da data.
👉 É importante notar que o Google Trends fornece uma pontuação de 0 a 100, como uma média para medir a "temperatura" dos termos, sendo 0 um termo nunca pesquisado e 100 um termo muito pesquisado.
Essa ferramenta é muito simples e intuitiva, e somente com ela você tem acesso a ideias de como as pessoas estão fazendo buscas relacionadas ao seu negócio.
Como fazer uma pesquisa no Google Trends e medir o interesse dos usuários:
1) Acesse trends.google.com.br e informe algo que você deseja saber o nível de interesse dos usuários. Neste exemplo, vamos medir o interesse por "dentista".
2) Você verá o resultado. Por padrão, o Google Trends mostra o resultado para a localização do seu dispositivo nas últimas 24 horas. No entanto, você pode refinar a pesquisa por Estado e escolher o período para os últimos 90 dias ou 12 meses, para ter uma base de dados maior.
3) Outra coisa muito legal que você pode fazer é comparar com outros termos. Por exemplo, vamos supor que você é um dentista que tem uma clínica compartilhada com outros profissionais de saúde, como nutricionista e fisioterapeuta. Você verá no gráfico que o nível de interesse por dentistas no Brasil é relativamente maior em comparação a estes profissionais.
4) Mais abaixo, você encontra a sessão Pesquisas relacionadas, que pode ser muito útil para fornecer insights de palavras-chave para o seu site, pois ela mostra geralmente COMO as pessoas estão fazendo pesquisas com a palavra-chave que você definiu. Neste exemplo, vemos pesquisas como "clinica dentista" (sem acento agudo), "concurso dentista" e "dentista 24 horas". Ótimas ideias para produzir conteúdo para blog!
Pontos positivos e negativos do Google Trends
São vários pontos positivos. Em primeiro lugar, é uma ferramenta muito intuitiva e fácil de usar, que não requer conhecimentos específicos. Em segundo lugar, ela fornece insights muito bons para dar os primeiros passos no SEO do site da sua empresa.
Eu recomendo que você passe algum tempo fazendo pesquisas no Google Trends, comparando com diversos termos, inclusive de concorrentes, e sempre visualizando as pesquisas relacionadas.
Em contrapartida, também há pontos negativos: você só pode filtrar os resultados para o Brasil em geral, no máximo para o seu Estado. E não fornece um número exato de quantas pesquisas foram feitas, apenas atribui uma "nota de interesse", que vai de 0 a 100.
Planejador de palavras-chave: ferramenta poderosa para medir o volume de qualquer pesquisa
O planejador de palavras-chave é uma ferramenta que faz parte do Google Ads, a plataforma de anúncios do Google. Sendo assim, para usá-la, você terá que ter uma conta no Google Ads. Clique aqui para acessar o tutorial do Google.
É importante saber que, para usar o Google Ads, você deve ter um site e deve ter uma campanha rolando com os valores mínimos pré-estabelecidos pela plataforma. Se você criar a conta e não criar nenhuma campanha, ela será encerrada em pouco tempo, mas o tempo é suficiente para você abrir a ferramenta e conhecê-la.
Caso este seja um obstáculo para você, solicite nossa consultoria de site. Nela, está inclusivo um estudo de palavras-chave para o seu negócio. Vamos ao passo a passo!
1) Uma vez que sua conta no Google Ads esteja criada, clique no link https://ads.google.com/aw/keywordplanner/home. Você verá a interface da ferramenta, e então clique em "Ver volume de previsões e pesquisas".
2) Em seguida, abrirá uma caixa para você colocar as palavras que quer descobrir o volume. Coloque quantas quiser, separadas por vírgula. Neste exemplo, vamos descobrir os dados sobre pesquisas por "oftalmo, oftalmologista, oftalmologia, clinica oftalmologia, médico oftalmo". Clique em "Comece agora".
3) Por padrão, o planejador irá mostrar os resultados dos últimos 12 meses para o Brasil inteiro, mas aqui a vantagem é que você pode clicar em "Brasil" e, em vez de deixar o país inteiro, selecionar a sua cidade, e se preferir pode mudar o período também. Neste exemplo, vamos selecionar a cidade de São José do Rio Preto-SP, que abrange cerca de 800 mil pessoas, mas você pode testar em qualquer cidade. Não se esqueça de excluir o Brasil, e clique em Salvar.
4) E voalá! Neste teste, descobrimos uma média de pesquisas para cada um dos termos que pesquisamos:
- oftalmo: 100 – 1 mil pesquisas mensais
- oftalmologista: 100 – 1 mil pesquisas mensais
- clinica oftalmologia: 10 – 100 pesquisas mensais
- médico oftalmo: 10 – 100 pesquisas mensais
Repare que o planejador de palavras-chave dá um número que vai de 10 a 100, ou ainda de 100 a 1 mil, ou seja, a precisão não é 100% assertiva, mas há uma razão para isso.
Quando você investe um determinado valor no Google Ads, ele passa a fornecer dados cada vez mais precisos. Assim, ele poderia me dizer se um termo foi pesquisado 14 ou 94 vezes, com exatidão. É uma forma de pagar pelos dados de forma indireta.
Mas apenas com essa tabela, já conseguimos muita informação relevante. Perceba que ele mostra que esses termos possuem concorrência baixa, isso significa que há poucos (ou nenhum) médico oftalmologista anunciando no Google em São José do Rio Preto-SP, ou seja, um mar aberto para nadar de braçada.
Outro dado interessante é que se você selecionar a aba "previsão", você verá um cálculo estimado pelo Google, que fornecerá números de acordo com a própria inteligência.
Repare que com um orçamento de R$ 600, ele estima que um médico oftalmologista poderia ter 169 conversões (ligações, conversas iniciadas no WhatsApp ou formulário preenchido).
Nota: esses números são baseados na tecnologia nativa do Google e dados de outros anunciantes, e podem não refletir exatamente a realidade.
Em resumo, o planejador de palavras-chave ajuda qualquer empresa, de qualquer nicho, a saber qual o nível de interesse em qualquer palavra-chave, bem como fornece ideias de campanhas, índices de investimento e pautas para produção de conteúdo.
— Importante salientar que essa ferramenta é muito ampla, complexa e pode oferecer ainda mais insights valiosos!
Enfim, eu preciso de um site?
Com essas duas ferramentas, será possível ver se há pesquisas pelo seu produto ou serviço no Google. Posso garantir que em praticamente 100% dos casos, haverá alguém buscando pelo seu negócio, independentemente do que ele seja. Em nossa experiência, já vimos até mesmo negócios pouco convencionais sendo pesquisados centenas de vezes e recebendo centenas de cliques, de visitantes que se tornaram leads, e posteriormente clientes.
— Caso do nosso cliente Elitec do Brasil, que realiza manutenção em cofres de grande porte, e conseguiu uma visibilidade incrível graças a um estudo de palavras-chave e produção de conteúdo estratégico para o seu negócio.
Sendo assim, é possível afirmar que, se sempre haverá alguém pesquisando pelo seu produto ou serviço no Google, sempre será uma boa ideia ter um site para o seu negócio no ar.
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